Estudatech Blog
O ano de 2024 traz novamente um período de grande atividade no sol, que preocupa especialistas sobre uma possível tempestade solar. Uma forte tempestade solar, embora muito rara, pode mergulhar o mundo em um “apocalipse offline” e manter a sociedade desconectada durante meses. Isso seria trilhões de vezes prejudicial para grandes empresas de tecnologia e produção em massa.
Uma tempestade solar é um fenômeno provocado pela emissão de partículas e radiação do Sol, capaz de afetar os sistemas de telecomunicações, satélites e a eletricidade na Terra. As tempestades solares são causadas por fenômenos como ventos solares intensos, erupções solares e ejeções de massa da coroa do Sol.
Recentemente, uma explosão solar ocorreu, causando blecautes de rádio sobre o oceano Pacífico. O fenômeno foi da classe X1.1, ou seja, teve alta intensidade. Além disso, uma forte erupção solar liberou uma ejeção de massa coronal em direção à Terra, formando a tempestade geomagnética mais forte registrada desde 2017.
O Sol passa por picos de atividades a cada 11 anos e 2025 seria o ano previsto para o retorno do fenômeno. O último ciclo solar começou em 2019, e está previsto atingir o pico de atividade em julho de 2024. Durante esse período, há um aumento na ocorrência de tempestades solares, que podem liberar grandes quantidades de energia e partículas carregadas no espaço e afetar o campo magnético da Terra.
No entanto, de acordo com o professor do Departamento de Física da UFMG, Gustavo Guerrero, o evento não deve ser motivo de “alarmismo”, uma vez que esse fenômeno acontece regularmente e não costuma causar grandes perturbações na Terra, como o aumento da temperatura
A tempestade solar é causada pela liberação súbita de energia armazenada em campos magnéticos em sua atmosfera, elas podem durar minutos ou até horas. Essas explosões liberam energias de até 1.025 joules, equivalendo a 10 milhões de erupções vulcânicas na Terra. O sol nos últimos tempos vem dando um muitas preocupações para a terra.
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um ‘apocalipse da internet’ já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade vinda do sol.
Com a dependência da internet sendo enorme, um apagão poderia acabar em graves consequências1. Portanto, é crucial que estejamos preparados para tal eventualidade, desenvolvendo tecnologias e estratégias para minimizar o impacto de uma tempestade solar. Será que se um evento desse acontecer, nós estaremos preparados para o que pode acontecer? Dias sem internet, sem luz elétrica pode afetar toda uma população mundial. Iremos vivenciar um verdadeiro caos na terra.